Sporting vence Martibor e sonha com os oitavos

Dia 25 de Novembro foi dia de alegria dos adeptos leoninos.

O Sporting recebeu e venceu o Maribor por 3-1 confirmando, no mínimo, a Liga Europa.

Esta vitória e a derrota do Schalke (perdeu 5-0 contra o Chelsea) permite que os leões sonhem com os oitavos de final da Champions.

O Sporting já só depende de si para conseguir o apuramento para os oitavos de final.

Tudo o que é preciso, é conseguir um empate com o Chelsea, no jogo a contar para a 6ª e última jornada da fase de grupos.

As condições para garantir o apuramento são favoráveis, isto porque a equipa de José Mourinho já tem o primeiro lugar do grupo garantido e, assim, pode fazer descansar os principais titulares.

A derrota também serve para o apuramento da equipa leonina, caso o Schalke empate ou perca na Eslovénia, frente ao Maribor que ainda sonha com a Liga Europa.

A equipa às ordens de Marco Silva entrou forte e conseguiu o primeiro golo por Carlos Mané, e o segundo por Nani, mas ao intervalo o resultado era de 2-1.

O Maribor chegou ao golo numa infelicidade de Jefferson, que desviou a bola para a própria baliza não dando hipóteses ao capitão Rui Patrício.

Na primeira parte, o Sporting foi sempre superior e desperdiçou muitas oportunidades para dilatar a vantagem.

Durante o intervalo do jogo, ocorreu uma falha em alguns holofotes de iluminação do estádio.

Com este percalço, o intervalo prolongou-se e a segunda parte recomeçou com 45 minutos de atraso, enquanto todos os outros jogos desse dia já estariam a terminar.

Enquanto se esperava o restabelecimento das condições necessárias, as claques leoninas demonstraram o apoio para o problema ocorrido.

Ligaram as luzes nos telemóveis, criando um bonito efeito que foi seguido por todo o estádio.

Os regulamentos da UEFA estabelecem detalhadamente qual deve ser a intensidade de iluminação, ressalvando que deve ser uniforme – o que não era o caso.

As três equipas, Sporting, Maribor e a equipa de arbitrage, esperaram nos balneários até ao restabelecimento das condições necessárias.

Quando as condições foram restabelecidas, os jogadores e árbitros aqueceram durante 10 minutos.

Depois desse breve aquecimento, a partida recomeçou e o Sporiting manteve a superioridade até final do jogo.

Os leões conseguiram marcar o terceiro golo por Slimani, estabelecendo o resultado final em 3-1.

O Maribor nunca foi capaz de incomodar o Sporting, que dominou a partida até ao fim.

As oportunidades sucederam-se mas o resultado não se alterou até final, tudo graças a alguma ineficácia dos atacantes leoninos e a uma boa exibição do guarda-redes do Maribor, Handanovic.

Foi uma longa e feliz noite europeia para o cube de Alvalade.

O sonho de chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões mantém-se vivo, feito que só foi conseguido uma vez, em 2008 pelas mãos de Paulo Bento.

Ver o resumo deste jogo

Fontes: Público, Mais Futebol, Abola, Zerozero

João Ribeiro

Tags: