Tocha olímpica lançada no espaço

A tocha olímpica vai ser lançada para o espaço pela primeira vez na quinta-feira, dia 7 de Novembro, a partir do Cazaquistão. Esta deverá atingir a termosfera no Sábado, exactamente três meses antes de chegar a Sochi, na Rússia, para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

O foguetão Soyuz TMA – 11M tripulado pelo russo Mikhail Tyurin, o norte-americano Rick Mastracchio e o japonês Koichi Wataka, é o responsável por levar a tocha até à Estação Espacial Internacional (ISS).

Antes do regresso ao Cazaquistão a 11 de Novembro. Durante o percurso no espaço a tocha será excepcionamente extinta por questões de precaução.

Koichi Wataka, Mikhail Tyurin e Rick Mastracchio vão levar a tocha olímpica para o espaço.

O comandante Mikhail Tyurin afirmou que: “Para nós é uma alegria e sentimos uma enorme responsabilidade, na medida em que temos a oportunidade de desempenhar um papel no movimento olímpico”.

A tradicional caminhada com a tocha olímpica, realizada desta vez no espaço, será feita por dois russos: Oleg Kotov e Sergei Ryazansky, que já estão a bordo da ISS.

A descolagem da tocha olímpica será transmitida em directo pela NASA num ecrã gigante na praça Times Square, em Nova Iorque.

Fontes: Visão, TSF, DN

Imagem: Diário da Rússia

Sofia Martins

Tags: