Universidades Portuguesas sem acesso à Internet

Desde as 12h que as universidades portuguesas, ligadas à Fundação para a Computação Cientifica Nacional (FCCN), se encontram sem internet.

Uma explosão numa sala de computadores do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) poderá estar na origem do incidente.

Segundo os Sapadores Bombeiros de Lisboa, a explosão, que pode ter tido origem num curto-circuito numa sala com computadores e sistemas eléctricos do LNEC, não causou nenhum incêndio, feridos ou danos de maior, ficando a situação resolvida no espaço de 15 minutos.

Este problema impediu que os alunos e o público em geral não conseguissem aceder a internet, prejudicando o decorrer normal das aulas universitárias.

Segundo alunos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) este acontecimento afectou uma aula que era baseada na utilização dos meios online. Devido aos problemas do sistema informático, o professor não pôde dar a aula até ao fim.

Tanto na Universidade Nova de Lisboa como na Universidade Técnica de Lisboa a quebra no servidor foi confirmada por funcionários que remeteram mais explicações para a FCCN, pois é esta a Fundação que disponibiliza o acesso à internet para as universidades.

Foram muitas as universidades que tiveram a sua página na internet indisponível, como são exemplo as universidades de Algarve, Aveiro, Coimbra, Évora, Lisboa, Minho, Porto.

Ana Afonso e Joana Veiga

Tags: