Victor Flores: ensaio sobre a imagem

Lançamento da obra do Prof. Victor Flores, para o qual estão todos convidados.

  • Dia 15 de Novembro, pelas 18h30m

  • No Arquivo Municipal de Lisboa/Fotográfico

A apresentação será feita pela Prof. Teresa Cruz, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

Breve Recensão

Esta obra reflecte sobre os desafios colocados à recepção das imagens na era digital, designadamente, à confiança e às crenças visuais que prevaleceram na cultura das imagens técnicas dos dois últimos séculos.

Qual a resistência das crenças visuais antigas perante as novas imagens digitais que, à partida, pareceriam mais vulneráveis à desconfiança e a uma suspeita ontológica? Em causa parece estar uma sobreposição de diferentes regimes de crenças visuais na recepção da imagem técnica contemporânea.

Como é que os media preveniram esta crise? Como reprogramaram as imagens para um olhar que se anunciava «desconfiado»? O enquadramento desta problemática é feito não só articulando a história da evolução técnica dos media visuais com a sua respectiva recepção social, como também apurando diferentes regimes de crenças que o mesmo medium (a fotografia, por exemplo) pode gerar ao ser apropriado quer pelo meio científico quer pelos seus usos mais populares.

Tags: